Como se determina o valor do seguro auto?

Publicado por Andréia Silveira

Quer saber como o valor do seguro auto é determinado? Acompanhe o meu artigo que eu vou te explicar!

Como se determina o valor do seguro autoPara chegar ao valor final do seguro auto, as seguradoras consideram diversas informações e dados estatísticos. Além das informações pessoais do dono do carro, como tempo de carteira, local onde vive, rotina com o carro, idade e outras, é preciso considerar também o índice de furto e roubo que o veículo apresenta na região onde está.

Você sabia que com um seguro auto você vive mais tranquilo? Saiba mais!

Como proteger o carro do roubo

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no Brasil são mais de 380.000 veículos roubados todos os anos, onde a cidade de São Paulo é a mais visada por bandidos, registrando um número alto de ocorrências. Sem contar que, principalmente em cidades grandes, a recuperação dos veículos roubados não chega a 50% e isso para quem não tem um seguro auto, não é nada tranquilizador.

É fato que dispositivos de segurança ajudam, já que um bandido vai investir menos em um carro assim, pois o alarme, um imobilizador eletrônico e outros fazem com que se perca tempo no roubo. Considerando isso, o Conselho Nacional de Trânsito, Contran, colocou como regra que todos os veículos já saiam de fábrica com um rastreador antiroubo, algo que já foi adiado de 2009 para até junho 2016.

As montadoras alegam que o preço final do veículo vai subir muito se a lei entrar em vigor, o que impactará negativamente com as vendas. Sem contar que uma pesquisa realizada mostrou que a maior parte dos veículos que já saem de fábrica com o equipamento, seu dono não o ativava.

Para as montadoras, isso não ajuda muito na proteção do carro, pois o dispositivo não impede o roubo porque ele só localiza o carro após ser levado. Isso é uma desvantagem, do ponto de vista que o proprietário terá perdas parciais. Se não houver a obrigatoriedade de ativar o serviço, as montadoras alegam que podem recorrer e adiar mais essa decisão.

Proteção eficaz

Como se determina o valor do seguro autoCom tudo isso, a forma mais eficaz de proteger um carro é com o seguro auto. Isso porque a seguradora contratada é obrigada a arcar com as despesas, seguindo sempre o contrato. Você pode colocar o dispositivo de segurança que quiser, mas se o bandido quiser levar o seu veículo, ele conseguirá. A forma de proteger o seu bolso é contratando o seguro.

Veículos mais vulneráveis

Os carros que são mais vulneráveis a roubos, em determinadas regiões, as seguradoras cobram coberturas de valor mais alto. Você pode verificar quais são esses veículos no site da SUSEP, onde você informa a região que deseja pesquisar e terá a lista desses veículos.

Mesmo que o seu carro esteja na lista dos mais visados por bandidos na sua região, se o carro possuir dispositivos de segurança a seguradora identificará como sendo um veículo equipado. Com isso o valor cobrado pelo seguro não será um dos mais altos nesse quesito.

Aproveite para conhecer a lista dos 10 carros mais roubados na região do ABC

Então vale a pena colocar alarmes, rastreador e outros dispositivos de segurança para a proteção do seu bem e bolso, onde você economiza com o valor do seguro auto.

Outras formas de calcular o valor do seguro auto

Como se determina o valor do seguro auto?Para você entender o que pode impactar no cálculo do seguro para o seu carro, além das informações acima, anote essas também:

– Coberturas

Quanto mais coberturas você contratar, ou seja, quanto mais abrangente o seguro for e mais sinistros indenizar, maior será o total pago pelo segurado. A dica é contratar coberturas para os riscos mais prováveis e não ir além, pagando por algo que dificilmente irá usar.

Você acha que o seu carro antigo não pode ter coberturas do seguro? Então veja o que pode ser feito, ;)

– Pernoites

Se o seu veículo pernoitar em garagem fechada, o valor do seguro auto é menor do que os que ficam na rua.

– Endereço

Morar em bairro com altos índices de acidentes e violência são fatores que contribuem para o aumento do seguro.


Categorizados em: