Quais os tipos de franquia do seguro de carro

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva. Data da publicação: 03 Mar 2020

Quando estamos negociando a contratação de um seguro auto, é preciso definir o tipo de franquia. Mas, como escolher a melhor opção entre todas os tipos de franquia do seguro de carro disponíveis? Descubra neste artigo!

Muitos são os temas relacionados ao seguro de carro que causam dúvidas, e talvez a franquia, seja o principal deles. Dúvidas sobre a obrigatoriedade do pagamento, os tipos existentes e qual escolher, são recorrentes entre os segurados.

Para trazer um pouco de luz a essas questões, preparamos um artigo onde será mais fácil entender quais são os tipos de franquia do seguro de carro, e como escolher o mais adequado ao seu perfil. Acompanhe e entenda melhor o assunto.

Quais os tipos de franquia do seguro de carro

Imagem: Getty Images

O que exatamente é a franquia do seguro de carro?

Antes de explicar quais são os tipos de franquia do seguro de carro, é interessante que o que é a franquia e como ela funciona seja explicado melhor.

Quando se contrata um seguro de carro, você assina um termo que diz que uma empresa (a seguradora) dividirá os riscos de possíveis danos causados ao seu veículo, mediante ao pagamento feito pelo cliente (segurado) de um valor X, e assumirá aqueles que forem considerados como perda total.

Isso significa que, quando você sofrer um acidente, ou sinistro como as seguradoras costumam chamar, que não seja considerado como perda total, a seguradora assumirá o conserto do seu carro mediante o pagamento de um valor previamente estipulado na apólice, contrato da prestação do serviço. Esse valor que deve ser pago pelo cliente é chamado de franquia.

No entanto, quando o sinistro é considerado como perda total, ou seja, o custo para o conserto do veículo é igual ou maior a 75% do preço de compra do veículo. Não existe a necessidade do pagamento da franquia para que o segurado receba a indenização por sua perda.

Como as franquias do seguro de carro funcionam?

Os tipos de franquia do seguro de carro podem ser divididos em 4, que são comumente chamados de franquia normal, reduzida, facultativa (ou majorada) e a isenta. Cada um desses tipos de franquia possui um valor diferente. E, como não existem regras estipuladas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável por regulamentar os serviços de seguro, que definem um tipo único ou valor padrão para as franquias. Cada seguradora pode estipular o preço que considerar justo para a prestação do serviço.

O preço da franquia normalmente é estabelecido considerando fatores como categoria, modelo e ano de fabricação do carro, perfil do condutor e mais alguns possíveis fatores.

Quais são os tipos de franquia do seguro de carro, existentes?

Como dito anteriormente, são quatro os mais comuns tipos de franquia do seguro de carro, conheça melhor cada um deles a seguir:

1 - Franquia normal ou básica do seguro de carro

Esta categoria de franquia do seguro de carro consiste no valor comumente calculado pela seguradora, para cada cliente. Normalmente, essa categoria de franquia possui um valor um pouco maior que o da apólice. O que acaba tornando o acionamento do seguro mais viável apenas em situações em que os estragos sejam muito caros e não cheguem a atingir a margem de 75% do custo de compra do carro.

2 - Franquia reduzida do seguro de carro

Essa categoria de franquia é mais recomendada para quem acredita que acionará o seguro com maior frequência. Isso porque seu valor acaba sendo menor que o normal, mas, essa redução no custo da franquia faz com que o valor da apólice se torne maior.

3 - Franquia majorada ou facultativa do seguro de carro

O terceiro dos tipos de franquia do seguro de carro é a majorada ou facultativa. Esse tipo possui um valor mais alto, chegando algumas vezes a uma margem de 200% maior que o custo da franquia básica. Mais recomendado para condutores cautelosos, que acreditam que não precisaram acionar o seguro. Por ter um custo mais alto, essa categoria de franquia faz com que o preço da apólice (contrato de prestação do serviço) seja menor.

4 - Franquia isenta do seguro de carro

Esse tipo de franquia se aplica quando o segurado opta por não pagar nenhum valor em casos de sinistros. A escolha por ela, faz com que o custo da apólice de seguro seja bem mais alta, que nas demais opções. E é preciso dizer que, assim como nem todas as seguradoras possuem essa possibilidade de franquia, ela conta com um limite de acionamento.

Fique ciente que:

Em casos onde o sinistro é considerado como perda total, ou seja, os danos causados a ele, são iguais ou superiores a 75% do seu custo de compra. O cliente não precisa arcar com a franquia para ter direito a receber a indenização estipulada no contrato.

A não obrigatoriedade também se aplica a casos onde o seguro de carro é acionado para atender a coberturas como o seguro para terceiros e a assistência 24 horas.

Como escolher o melhor entre os tipos de franquia do seguro de carro?

Para que você seja capaz de escolher o melhor tipo de franquia, é preciso estar atento a detalhes como seu histórico de acidentes, o quanto você roda com seu veículo e o modelo e ano de fabricação do mesmo.

Pessoas com muitos casos de acidentes ou que circulam muito com o veículo, estão mais expostas a sofrer sinistros e podem acabar precisando acionar o seguro, várias vezes. Nessas situações o mais recomendado é que se escolha uma franquia mais barata, o que levará o segurado a pagar um custo mais alto na apólice.

Carros mais antigos ou importados, possuem mais dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e peças para reposição. Neste caso, também é preciso considerar uma franquia de menor valor.

No entanto, se você é um motorista mais cuidadoso e/ou possui um carro mais novo e de produção nacional, pode ser muito mais interessante contratar uma franquia mais alta, e arcar com uma apólice de preço menor.

Independentemente do seu caso, é importante que você converse com seu corretor, tire todas as suas dúvidas, calcule os valores com cuidado e assim decida baseado nos conselhos oferecidos pelo profissional, qual o melhor tipo de franquia para você.


Categorizados em:


Deixe uma resposta

Conectado como Rodrigo Conceicao. Fazer logout?