Carros que saíram de linha podem ter seguro mais caro

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva. Data da publicação: 05 Nov 2019

Todos os anos os carros são renovados, surgindo uma série de novos modelos. Com isso, é comum que os fabricantes tirem alguns veículos de linha.

Um exemplo ocorreu no ano de 2018, quando carros clássicos como o Renault Fluence, Fiat Pálio e até mesmo o Kia Picanto deixaram de ser fabricados.

Mas, nesse contexto, o que poucos motoristas sabem é que ao sair de linha, tanto os carros quanto o valor dos acessórios para veículos, tendem a ter seus valores de seguro alterados.

E apesar de muitos pensarem que ele fica menor, a grande verdade é que carros “ultrapassados” tem o seu valor de seguro inflacionado.

Pode não fazer muita  lógica para alguns motoristas, mas é isso que afirma o CEO da Compara para o Brasil, Paulo Marchetti.

Segundo ele, trata-se de uma consequência natural, uma vez que ao saírem de linha os carros param de ter as suas peças produzidas.

Simultaneamente a isso, as peças começam a ser comercializadas a preços absurdos no mercado ilegal.

Consequentemente elas ganham uma maior visibilidade quanto a questão de roubos e furtos, problema bastante recorrente em nosso país.

 

Carros que saíram de linha podem ter seguro mais caro

Imagem: Canva

Os proprietários também colaboram para a inflação

Ainda segundo Marchetti, os proprietários dos veículos fora de linha também são grandes colaboradores da inflação do seguro destes automóveis.

Isso porque muitos deles, ao perceberem que seu veículo saiu de linha, buscam vendê-lo da maneira mais rápida possível.

Desse modo, ao mesmo tempo que existe alta demanda, a oferta acaba sendo bem baixa. Isso se deve muitas vezes à condição do veículo.

A grande maioria dos motoristas dá preferência aos carros ainda em produção, analisando o custo de manutenção e reposição de peças dos mesmos.

Consequentemente, o valor do veículo sofre um decréscimo considerável, fazendo com que eles fiquem em baixa no mercado.

A questão da seguradoras

Além de todos os fatores já mencionados, é interessante saber que muitas seguradoras recusam apólices de seguro para carros fora de linha.

O motivo para isso já foi citado previamente: é muito difícil encontrar peças de reposição para esses veículos.

Há casos, inclusive, nos quais as companhias se veem obrigadas a indenizar o segurado integralmente, o que gera prejuízos significativos.

Cuidado com os carros muito antigos

Os carros antigos, apesar de tudo, ainda abrangem um mercado muito amplo em nosso país.

Muitos motoristas os procuram meramente por gostar de determinado modelo ou até mesmo possuir uma coleção automotiva.

Entretanto, existem aquelas pessoas que optam pelo modelo por este possuir valores mais baixos.

Entretanto, um fator que não é levado em consideração nesses momentos é que esses veículos são mais visados, podendo ter o valor de seguro alterado.

Ainda assim, se a opção for o modelo fora de linha, a dica é comparar entre várias seguradoras, pois a diferença de preços pode ser bem grande.

E quando a seguradora aceita realizar a apólice?

Não é muito comum para carros fora de linha, mas em algumas ocasiões pode ser que as seguradoras aceitem realizar a apólice desses veículos.

Geralmente, para esse público são oferecidos seguros contra roubo e furto, que é uma modalidade diferente. Veja alguns aspectos desse tipo de seguro para carros antigos.

  1. É oferecido um seguro não-compreensivo, no qual há proteção contra roubo e furto. Neste seguro não estão inclusas a coberturas contra batidas e colisões, cobrindo somente roubo e furto, com algumas alternativas que incluam perda total;
  2. Não é necessária a avaliação de perfil. O seguro pode sair bem mais barato do que um compreensivo, já que esse é um dos fatores que mais influenciam no valor. Muitos desses produtos são tabelados;
  3. Assistência 24 horas que protege você e seu veículo contra imprevistos que podem ocorrer em qualquer momento.

É possível realizar uma cotação de seguro de carros online com bastante facilidade. É ideal pesquisar bastante antes de fechar acordo.


Categorizados em:


Deixe uma resposta

Conectado como Rodrigo Conceicao. Fazer logout?