5 Perguntas Frequentes sobre seguro de carro

Publicado por Marcos Chaves

Veja quais são as perguntas mais frequentes sobre seguro de carro direcionadas à Susep, orgão responsável pela regulamentação dos serviços de seguros privados no Brasil.

Um seguro de carros é um serviço absolutamente indispensável nos dias de hoje, mas muitos motoristas ainda têm muitas dúvidas sobre esse tipo de proteção. É muito comum encontrar condutores que contratam o seguro auto simplesmente pela consciência de que o carro precisa de seguro, mas, sem informações adequadas, acabam contratando qualquer coisa, e pagando caro por um serviço que não oferece tanta proteção.

Nem todos os motoristas sabem o que é o prêmio do seguro de carro, muito menos quais as coberturas suplementares da apólice de seguro auto. Afinal, o que é a tal franquia do seguro?

Esses questionamentos acabam deixando o motorista inseguro e sem saber quando ele pode acionar o seu seguro de carro.

Neste artigo, compilamos as cinco perguntas frequentes sobre seguro de carro, divulgadas no site da Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão regulador das empresas seguradoras no Brasil.

Lembre-se que no Seguro de Automóvel você pode obter as melhores cotações de seguro online, encontrando os melhores serviços por ótimos preços.

Perguntas frequentes sobre seguro de carro:

  1. O que caracteriza a indenização integral em caso de sinistro?

A indenização integral no seguro de carros ocorre quando os prejuízos causados por um sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% do valor contratado pelo cliente-segurado. Nessas hipóteses, a seguradora paga a indenização integral ao cliente, e não apenas o valor referente aos reparos. A indenização integral também é devida em casos de furto ou roubo do automóvel.

Vamos exemplificar: suponhamos que você tenha contratado um seguro auto Jeep Renegade, contratando um seguro de carro para a versão de entrada, avaliada em R$ 68.900. Após uma colisão, os prejuízos são avaliados em 52 mil reais. Esse valor representa mais de 75% do valor contratado, de modo que o cliente faz jus à indenização integral.

  1. Qual o procedimento para receber a indenização integral?

O segurado precisa seguir três simples passos para receber a indenização integral do seguro de carro:

  1. Avisar a seguradora sobre a ocorrência do sinistro;
  2. Preencher o formulário de aviso de sinistro;
  3. Apresentar a documentação necessária, conforme definido na apólice de seguro auto.

Ademais, quando se trata de indenização integral, a Susep orienta o segurado a preencher o documento de transferência de propriedade do veículo, com dados do proprietário e da sociedade seguradora.

  1. Qual o procedimento para receber a indenização parcial?

A indenização parcial é devida quando o carro sofre danos materiais que não acarretem a indenização integral. O procedimento é semelhante: o segurado deve dar o aviso à seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e, então, levar o automóvel a uma oficina de sua escolha.

É sempre bom ressaltar que a maioria dos seguros de carros oferecem rede de oficinas credenciadas e assistência 24 horas para seus clientes, mas isso não impede que o segurado escolha a oficina de sua preferência.

Após, o segurado deve aguardar a autorização da empresa seguradora para dar início aos reparos.

  1. O que é franquia?

A franquia do seguro auto é a quantia em dinheiro que representa a parcela de responsabilidade do segurado em caso de sinistro. O montante é definido na apólice do seguro de carro.

Na prática, quando o montante do prejuízo não ultrapassa a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.

  1. O que é bônus?

Na prática, o bônus é um desconto oferecido pela seguradora ao cliente, quando da renovação do contrato de seguro de carro.

Em termos mais técnicos, são critérios, definidos pelo livre-arbítrio da empresa seguradora, para reduzir o valor do prêmio quando o segurado, geralmente, apresenta um determinado número de anos sem sinistros. O bônus sempre deve estar previsto na apólice de seguro auto.

Tem mais alguma dúvida sobre seguro de carro? Leia o nosso glossário de seguro auto ou deixe sua dúvida nos nossos comentários. Não se esqueça de fazer a sua cotação online de seguro.


Tag:

Categorizados em: ,