Seguro auto em grupo x seguro auto individual

Publicado por Marcos Chaves

Neste artigo nós iremos explicar as principais diferenças entre contratar um seguro auto em grupo e um seguro auto individual, e como funciona o serviço de proteção em grupo de automóveis.

O atual cenário de violência urbana e intensa escalada das estatísticas de furtos e roubos de veículos faz com que a proteção de automóveis seja um serviço bastante procurado pelos motoristas. O seguro de automóvel talvez seja o principal deles, por fornecer o pacote mais completo de proteção à disposição de quem dirige pelas grandes cidades.

Existem inúmeros serviços de seguro auto sendo oferecidos no mercado. É possível dizer que um motorista pode personalizar o seu seguro nos mínimos detalhes, garantindo a proteção na medida por um bom preço.

Neste artigo, iremos falar da possibilidade de contratar um seguro auto em grupo, e quais são as principais diferenças dessa modalidade para o seguro individual convencional.

O seguro auto em grupo

O seguro de automóvel em grupo é voltado, principalmente, para quem deseja garantir proteção de um grupo de veículos (como frotas de caminhões e vans), ou para um grupo de pessoas que pretende proteger seus automóveis de forma conjunta.

De uma forma geral, o seguro auto em grupo oferece as principais coberturas existentes em um seguro de automóvel individual convencional, como:

  • Reembolso de despesas com manutenções e reparos;
  • Cobertura de indenizações pagas por danos a terceiros;
  • Indenização em caso de furto, roubo, incêndio ou perda total do veículo;
  • Assistência 24 horas com serviço de guincho, etc.

A contratação de um seguro auto em grupo também é semelhante à do seguro auto individual: os interessados devem procurar uma corretora de seguros de confiança e fazer uma proposta, especificando alguns pontos-chave, como:

  • Tamanho e especificação da frota de veículos;
  • Região por onde essa frota trafega com mais frequência;
  • Padrão de sinistros de cada automóvel da frota;
  • Características pessoais dos motoristas que dirigirão essa frota, etc.

Com o seguro auto em grupo, é possível proteger “vários coelhos com uma cajadada só”!

Tipos de seguro auto em grupo

O seguro de automóveis em grupo pode ser contratado com base em dois “sistemas”:

  • Afinidade: nesse sistema, um grupo de pessoas se reúne para proteger seus respectivos veículos em uma única apólice de seguro auto;
  • Apólice coletiva: aqui, uma única pessoa (física ou jurídica) protege mais de um veículo que lhe pertence.

Pode-se observar que o seguro auto em grupo é uma boa alternativa tanto para um grupo de pessoas que querem proteger seus respectivos veículos (dividindo, assim, os custos da apólice), quanto para uma única pessoa (seja ela física ou jurídica) que deseja proteger todos os seus próprios veículos.

Para contratar um seguro auto em grupo, o ideal é procurar uma corretora de seguros que seja da confiança de todos os envolvidos e questionar se eles oferecem essa modalidade de proteção. Nem todas as corretoras oferecem o serviço de seguro em grupo, e informar-se previamente pode ajudar a encontrar bons serviços por bons preços.

No SeguroDeAutomovel.Org você pode cotar seguro auto online, individualmente, e obter uma estimativa do preço de seguro para o seu veículo. Faça já sua cotação online de seguro de carro!

Artigos relacionados


Tag:

Categorizados em: