Quero um seguro de carro barato. Como proceder?

PUBLICADO POR: DATA DA PUBLICAÇÃO: 09/09/14

Quando você vai contratar um seguro para o seu carro, a empresa seguradora irá analisar uma série de fatores que interferem diretamente no preço final do seu seguro. São considerados desde dados relativos à localidade e ao próprio automóvel quanto dados relativos ao motorista, como suas características e seu histórico, passando pelos horários em que costuma utilizar o carro e diversos outros indicadores.

Não existem regras ou fórmulas matemáticas exatas e precisas para fixar o valor do seguro do seu carro. Cada empresa de seguros irá analisar uma série de informações para elaborar o preço final, como:

• Idade
• Tempo de carteira
• Locais e horários de tráfego
• Histórico do motorista
• Quantas pessoas utilizam o automóvel

As seguradoras tendem a traçar um verdadeiro perfil do motorista na hora de definir o preço do seguro, levando em consideração características como idade, família, horários e locais que costuma frequentar, etc. Assim, o preço do seguro para um jovem de 18 anos que acabou de tirar a carteira e gosta de ir para baladas com o carro 0 km que ganhou do pai certamente será mais caro do que o preço do seguro de uma mulher casada, mãe de dois filhos e que já dirige há mais tempo.

Entendi. Mas existem modelos de carro que têm o seguro mais barato?

Perfeitamente. Em qualquer tipo de seguro, seja de carro ou de vida, por exemplo, quanto mais chance você tiver de precisar do seguro, mais caro você irá pagar. Assim, um modelo de carro mais “popular”, por exemplo, que não tenha tanto risco de ser roubado, tende a ter um seguro mais barato do que, mal comparando, uma Ferrari.

Outro exemplo: um carro com um motor mais fraco, de baixas cilindradas, apresenta um risco menor do que um carro mais forte, mais “esportivo”, que tende a ser mais visado por eventuais ladrões. Vale lembrar que automóveis usados, que são mais baratos, podem ter um custo de seguro menor, dependendo do modelo. Sites de classificados, como o Autocasião 24, são ótimos para quem deseja pesquisar e adquirir veículos desse tipo. 

Outra informação que as seguradoras levam em conta é a “sinistrabilidade” de determinado modelo, uma vez que um modelo que é muito vendido tem forte demanda por peças, o que aumenta o número de roubos com o intuito de desmanche.

Entende-se que um preço “justo” para o seguro do seu carro varie de 3% a 4% em relação ao valor do automóvel; um seguro que custe, por exemplo, 10% do valor do carro é considerado caríssimo. O grande problema na hora da contratação do seguro auto é a grande variedade de empresas e serviços disponíveis, e uma boa pesquisa é fundamental para escolher a seguradora que se adequa melhor ao seu perfil e ao perfil do seu veículo, uma vez que a variação dos preços pode chegar a 400% de uma empresa a outra.

O SeguroAuto.org contém todas as ferramentas e informações disponíveis para você encontrar a seguradora ideal para você. Faça uma pesquisa e uma cotação no site e veja se você encontra a empresa perfeita para proteger o seu veículo.