O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Quando se faz um seguro auto, tudo o que não se quer é precisar da seguradora. Mas quando for preciso e a seguradora não quer pagar a indenização? Saiba mais a seguir!

Estar segurado é um verdadeiro alivio, afinal, quem nunca passou por algum problema com o carro? Entretanto, é importante saber que a seguradora pode negar-se a pagar a devida indenização e, essa negativa, está amparada por lei.

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Fique atento ao seu contrato

Todas as vezes que for renovar o seu contrato, é imprescindível que você preste atenção a cada detalhe que está presente nele. É preciso saber o que as cláusulas dizem e o que o seguro cobre. Não deixe tudo somente na mão do corretor de seguros, gaste tempo e veja tudo o que você está pagando e se está de acordo com a sua necessidade e realidade.

Quais os principais motivos que a seguradora pode negar a indenização?

Antes de sair por aí, esbravejando contra a seguradora, é preciso saber se você cumpriu todos os critérios para receber a indenização. Veja a seguir, a lista com os principais motivos que a seguradora tem para negar a indenização a seus segurados.

  • Informações incorretas ou incompletas;
  • Perfil do motorista com informações erradas;
  • Mudanças no perfil sem informar a seguradora;
  • Emprestar o automóvel para pessoas sem habilitação;
  • Atraso no pagamento do seguro;
  • Sinistros intencionais;
  • Agravamento de risco;
  • Acessórios chamativos adicionais não informados a seguradora;
  • Mudanças na estrutura do carro sem informar a seguradora;
  • Qualquer ação que demonstre que o cliente queira levar vantagem em cima da seguradora.

A lista de motivos existe, porém, se o cliente não burlar nenhuma das regras, mesmo que a seguradora se negue, é possível conseguir a indenização.

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Agora que você já conhece os principais motivos, sabe que se seguir as regras que estão previstas no contrato, não existirão problemas. Caso você precise acionar a seguradora e ela se negue a pagar a indenização, fique atento para o seu caso. O motivo do acionamento está incluso em um desses que foram citados anteriormente? Sim? Então, a seguradora está em seu direito.

Agora, se você acionou a seguradora e ela se negou por um motivo que não seja real, você pode entrar em contato e questionar. Lembre-se que para que haja esse questionamento, é necessário ter provas para conseguir mostrar que tem razão quanto ao pedido de indenização.


Tag:

Categorizados em: