Lei do seguro popular: o que significa?

Publicado por Andréia Silveira

Você sabe o que é e como funciona a Lei do seguro popular? Então confira aqui nesse artigo e tira todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Lei do seguro popular: o que significa?Hoje em dia é muito comum as pessoas terem seus próprios veículos, porém a maior parte ainda não tem proteção. Adquirir um seguro auto para o carro não é muito barato e esse é o principal motivo pelo qual os donos de carros não contratam a proteção.

Você tem um carro popular? Então contrate um seguro auto para ele!

Vendo a necessidade dos motoristas de contratar o seguro auto, mas sem dinheiro no bolso, a lei do seguro popular foi criada e aqui você vai conhecer tudo sobre ela.

Em 2005 surgiu a ideia em oferecer um seguro para carro mais barato. Com isso todos os motoristas podiam ter mais segurança ao sair com seus veículos, mesmo que não tenham orçamento para isso. Dentro dessa situação, as seguradoras poderiam dispor de planos novos, onde os preços são menores e as coberturas são as mais comuns.

Porém, a ideia não foi para frente, visto que o preço das peças ainda seriam elevadas caso os carros necessitassem de manutenção. Sendo assim, o valor pago pelos donos de veículos dentro do seguro popular não compensaria para as seguradoras. E como esses motoristas com situação financeira inferior podem contratar um seguro para seus veículos?

Tem um carro com mais de 5 anos? Contrate um seguro popular para carros antigos, ;)

Pensando neles, foi criada uma nova lei e esta está relacionada aos desmanches. Ao normalizar essa questão, o seguro com valor mais baixo é de aquisição possível para as seguradoras oferecerem aos clientes novos. Isso porque elas poderão usar as peças automotivas vinda de desmanches legalizados, ou seja, os que funcionam conforme as normas atuais.

Lei do seguro popular: o que significa?Como sendo um seguro mais barato, as seguradoras poderão conquistar mais clientes. Isso porque o valor proposto é para atrair a população usuária de carros que não dispõe de uma situação financeira para arcar com um plano comum. Sendo assim, as seguradoras juntamente com a SUSEP estão unindo-se para realizar todas as mudanças viáveis.

Considerando que o seguro popular oferece coberturas essenciais aos motoristas e, conforme a Lei do seguro popular, estão mais baixos, a tendência é abranger o número de segurados do quadro atual.

Aproveite e veja como funciona o seguro auto simplificado, :)

Com as regras estabelecidas na Lei do seguro popular, motoristas de classes baixas vão poder ter a proteção de que precisam, sem se preocupar ao sair de suas casas com seus carros. Para a maioria, essas regras, definidas na Circular da SUSEP, foram benéficas.

No site Brasil.gov podemos ver sobre essas regras que entraram em vigor. Além de ser positiva para os segurados, ela ainda é benéfica para as seguradoras que terão mais clientes e poderão utilizar as peças seminovas ou recondicionadas para a manutenção e reparo dos veículos.

É importante saber que a cobertura mínima compreenderá a garantia da indenização sobre danos causados ao carro no caso de colisão. Portanto, está vedada a oferta de cobertura para somente a indenização integral no caso de colisão. É possível ao segurado optar entre o uso de oficinas que pertencem à rede da seguradora ou pelo uso de oficinas que quiser, no caso de danos parciais, conforme o estipulado pela SUSEP.

Conheça mais vantagens do seguro de carro e aproveite para fazer a sua contratação!

Outro ponto fundamental é que as seguradoras devem informar a todos que quiserem o seguro popular, que os reparos serão por meio de peças seminovas ou usadas. Mas essas peças não podem ser utilizadas para o caso de envolver a segurança dos passageiros, como é o caso dos cintos de segurança, sistema de freios e a suspensão.


Categorizados em: