Guia rápido para contratar um seguro auto bom e barato

Publicado por Marcos Chaves

Que tal um guia para te ajudar a encontrar um seguro auto bom e barato? Nós preparamos um para você.

O seguro auto é um recurso indispensável para quem possui um automóvel. Seja para proteger o veículo de defeitos, panes e problemas mecânicos em geral, seja para proteger o carro de roubos, furtos, etc., é fundamental contratar um bom seguro auto.Guia rápido para contratar um seguro auto bom e barato

 

Geralmente, porém, um seguro auto bom e barato representa um valor alto a ser pago, o que afugenta muitos motoristas que preferem confiar na sorte a contratar um serviço que proteja o alto investimento feito no carro.

Na hora de contratar um seguro auto, você vai se deparar com alguns termos. Os principais “vocábulos” do “dicionário” dos seguros são:

• Apólice, o documento que a seguradora fornece ao segurado, após a assinatura do contrato, contendo todos os detalhes, coberturas, etc.;

• Prêmio, a prestação paga pelo segurado à seguradora;

• Sinistro, que é o dano causado ao automóvel (como acidente, furto, roubo, etc.);

• Franquia, a parcela que será paga pelo segurado em caso de dano ao veículo;

• Indenização, o valor pago pela seguradora em caso de ocorrência do sinistro;

• Bônus, eventual desconto concedido pela seguradora de acordo com o seu histórico.

Anote dicas para encontrar um seguro auto bom e barato

Agora, o SeguroDeAutomovel.Org lista os 5 passos na hora de contratar um seguro auto barato:

1 – Faça a cotação

Ao fazer a cotação, você obtém das seguradoras o prêmio exigido para a contratação do seguro auto. A cotação é realizada com base em um perfil individual, analisando diversos fatores como idade, automóvel, zona de tráfego, tempo de habilitação, etc.

Não minta na hora da cotação. As seguradoras usam algumas características para baratear ou encarecer o prêmio (por exemplo, pessoas casadas tendem a ter um seguro mais barato por serem mais cautelosas). Se você alterar alguma informação e a seguradora descobrir, ela pode se negar a pagar a indenização e você vai ficar na mão.

2 – Cuidado com o preço – seja para baixo, seja para cima

É importante ter em mente que o melhor seguro auto nem sempre é o mais barato. Na busca por um seguro auto barato, o consumidor acaba contratando um serviço com pouca cobertura e, na hora de acionar o seguro, descobre que “o seguro não cobre” e fica na mão. É fundamental não economizar e encontrar um serviço que se adeque às necessidades.

3 – Valor determinado x valor de mercado

Na celebração do contrato, você pode escolher como receber a sua indenização em caso de sinistro: pode ser um valor determinado, livremente convencionado, ou o valor de mercado do modelo, segundo uma tabela oficial – geralmente, a tabela FIPE.

4 – Converse com o corretor

O corretor é o intermediário entre você e a seguradora, e é função dele te informar sobre os detalhes da empresa e as minúcias do contrato. Uma boa conversa antes de fechar negócio elucida todas as dúvidas e evita dores de cabeça posteriores. Confie no seu corretor e tente negociar o valor do prêmio: pode ser uma boa hora para conseguir uma pechincha.

5 – Não assine sem ler

Ler o contrato inteiro antes de assinar é altamente recomendável e você não deve considerar apenas se ele é um seguro auto barato. Certifique-se de que tudo o que ficou acertado durante as negociações esteja ali presente e levante objeções se encontrar cláusulas incompreensíveis ou fora do combinado.

Você sabia que mesmo estando com o nome sujo você pode contratar um seguro auto?

Como encontrar um seguro auto barato e bom

As seguradoras utilizam de várias informações para calcular o valor do seguro auto. Não existem regras na hora de calcular, porém elas seguem um padrão para analisar sinistros anteriores, o perfil do motorista e outras informações necessárias.

Com as dicas anteriores, você já sabe como é formado o preço do seguro. Então, para escolher o seguro auto bom e barato , você precisa se atentar a alguns itens. Primeiro, cote em várias seguradoras e veja o que ela oferece. Considere as coberturas inclusas no plano e também os serviços extras e diferenciados, além do fato de ser ou não um seguro auto barato.

Faça uma lista com pelo menos cinco seguradoras e pesquise sobre elas em sites onde usuários de seguros registram suas informações sobre a empresa. Um desses sites é o Reclame Aqui, que reúne as reclamações dos clientes e concede uma classificação para as empresas.

Assim, você vai saber como é a atuação de cada uma na prática e, no caso de surgir algum problema, como é que a empresa retorna ao cliente e sana as divergências.

Para facilitar, a cotação você pode fazer online e para isso, pode usar o nosso site para cotar. Um corretor, credenciado à Susep, vai entrar em contato com você e passar os melhores planos e das seguradoras mais conceituadas no mercado. Para isso, basta preencher um cadastro e aguardar.

Essas são as formas de conseguir encontrar um seguro auto barato. Mas se você precisar de outras dicas para encontrar um seguro auto bom e barato , fale conosco!

Veja como conseguir contratar um seguro auto para carros antigos e anote dicas úteis.


Tag:

Categorizados em: