Financiamento de carro: como funciona e quando fazer

Publicado por Andréia Silveira

Você sabe quando deve fazer um financiamento de carro? Veja aqui como funciona e contrate já o seu!

Financiamento de carro: como funciona e quando fazer Se você tem a intenção de comprar um carro, mas não sabe como funciona o financiamento de carro, veja aqui como funciona e quando você deve fazer. Aproveite e inclua um seguro auto para garantir a proteção do seu bolso, afinal, se algo de ruim acontecer com o carro, como danos em acidente, quebra e principalmente furto ou roubo, você terá a garantia da seguradora em ressarcir todos os seus gastos.

O sonho do carro próprio

Ter um carro próprio é poder se sentir mais livre, afinal, não precisa mais ficar esperando que alguém tenha a boa vontade de lhe ceder uma carona ou emprestar o carro para uma urgência/emergência, não é mesmo? Porém é difícil quem tenha o valor à vista e nesse caso, o que fazer?

A saída que a maioria dos brasileiros encontra é fazer um financiamento auto. Mas o que você sabe sobre o financiamento de carro? Antes de procurar um banco para fazer o seu financiamento, tire todas as suas dúvidas para evitar surpresas desagradáveis. Para te ajudar, o Idec preparou uma cartilha com os principais cuidados que você deve ter na hora de financiar.

Como funciona o financiamento de carro

Financiar um veículo é a forma mais adotada pelos brasileiros e por isso se tornou a primeira opção de venda para os bancos privados ou públicos. Um financiamento de automóvel pode ser feito de duas formas, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou Leasing.

Para conseguir obter o financiamento, é preciso que os valores sejam aprovados pelo banco. Para conseguir isso, os valores ofertados devem girar em torno da renda do cliente, pois 30% do valor será comprometido para o pagamento das parcelas do contrato. Essa é uma maneira que o banco tem de garantir que o comprador tenha condições de quitar a sua dívida.

Algumas pessoas preferem dar uma entrada para que o valor financiado seja menor, porém isso é opcional. É claro que nem todos vão conseguir financiar um Fusion 2017, onde o valor do modelo de entrada parte dos R$ 115.000 e isso acontece porque o banco vai avaliar a sua renda e os bens que você já tem financiado ou não, como um imóvel, por exemplo.

Mas pode ficar tranquilo porque na concessionária o vendedor já vai poder fazer todos os cálculos que você precisar e tirar as suas dúvidas. Só não se esqueça que o valor total financiado será com juros, portanto, não se assuste ao ver que aumentou muito no final do contrato. E lembre-se de ler com muita atenção o contrato antes de assinar, tirando todas as dúvidas necessárias.

Qual a diferença do financiamento CDC e Leasing?

Financiamento de carro: como funciona e quando fazer Esses dois tipos de financiamentos têm as suas vantagens e desvantagens, mas isso varia de acordo com o comprador. Para saber qual é mais viável, é importante saber como são. Veja:

– Leasing: ao aceitar esse tipo de financiamento, o comprador tem que estar ciente de que o carro ficará em nome da empresa de leasing e o consumidor ficará com o veículo como se fosse um aluguel. Após o término das parcelas, o comprador terá o veículo em seu nome. Para contratar essa modalidade, é preciso entrar em contato com o banco que trabalha com essa opção.

– CDC: a forma mais comum é o CDC, onde o consumidor compra o carro e já passa para o seu nome, pagando apenas as parcelas do valor financiado. Podemos dizer que é como um empréstimo que o cliente faz com o banco, onde paga mensalmente um valor X e o carro fica alienado até que seja quitado o contrato.

Das duas formas o valor não vai mudar, conforme contrato. Mas como você percebeu, para adquirir um carro não é fácil. Então você não vai querer correr o risco de perder o seu investimento se o carro for roubado ou acidentado, tendo que ficar com as dívidas e sem o veículo, vai?

Se a sua resposta foi não, a única forma de proteger o seu bolso é contratando um seguro auto. Saiba como aqui em nosso site Seguro de Automóvel.


Categorizados em: ,