Como emplacar o carro sem despachante

Publicado por Marcos Chaves

 

Para a maioria das pessoas, comprar um carro novo é a realização de um sonho, que geralmente é alcançado depois de muito trabalho e economias. Entretanto, pagar pelo veículo e tirá-lo da concessionária é apenas o primeiro passo.

Depois disso, é preciso atravessar uma série de etapas burocráticas para poder dirigir a “caranga” com segurança e tranquilidade. E não estamos nem falando, ainda, de contratar um seguro de carro, mas sim do emplacamento!

Muitas pessoas preferem contratar um despachante para realizar o emplacamento do automóvel, mas esses profissionais costumam cobrar um elevado preço para realizar esse trâmite.

A seguir, você verá um passo-a-passo de como emplacar o seu carro sem precisar pagar um despachante.

Passo 1

O primeiro passo é retirar os documentos do veículo na concessionária. Você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Decalque do número do chassi (original);
  • Nota fiscal do fabricante (cópia);
  • Nota fiscal da revenda (original).

Passo 2

Junte os documentos acima a cópias de comprovante de residência, RG e CPF e procure uma agência do DETRAN ou um Poupatempo. Caso você não tenha disponibilidade (ou paciência para filas), você pode constituir um procurador para realizar esse procedimento.

Nessas agências você obterá:

  • Liberação da placa;
  • Formulário do RENAVAM;
  • Valor do IPVA e DPVAT.

Com isso tudo em mãos, é hora de pegar mais uma fila – no banco, para pagar as taxas. Mas está quase acabando!

Passo 3

Depois de pagar todas as taxas, você precisa retornar ao DETRAN para escolher a placa do carro, no setor de Classificação de Placas. Após, é necessário ir ao setor de Registro para dar entrada na documentação e obter o CRV (Certificado de Registro de Veículo).

Esse documento não fica pronto instantaneamente, e no setor responsável você será informado sobre os prazos.

Passo 4

Com tudo pago e todos os documentos em mãos, basta se dirigir a um ponto de emplacamento autorizado pelo DETRAN para emplacar o carro. Lembre-se: agora você não precisa pagar mais nada, apenas emplacar a caranga!

Atenção!

É importante ressaltar que o DETRAN é um órgão estadual. Assim, é possível que os procedimentos sejam distintos de um estado para o outro.

É sempre bom se informar no DETRAN de sua cidade para saber sobre os procedimentos exatos. Existe, ainda, a possibilidade de agendar o serviço previamente, o que facilita na hora de ser atendido.

Artigos relacionados


Tag:

Categorizados em: