Seguro auto: corretoras ou cooperativas?

Publicado por Marcos Chaves

Na hora de buscar um seguro de automóvel confiável, muitos motoristas acabam ficando perdidos em meio à grande variedade de seguradoras, corretoras e empresas disponíveis no mercado. Muitos motoristas desconhecem a diferença entre corretoras e cooperativas de seguros. Agora, nós iremos explicar!

Seguro auto: corretoras ou cooperativas?Muitos motoristas sequer conhecem a possibilidade de contratar um seguro de automóvel junto a uma cooperativa de seguros. Muitos motoristas acham que é a mesma coisa que contratar um seguro junto a uma corretora. Mas não é bem assim.

A principal diferença entre contratar um seguro auto por corretora e um seguro auto por cooperativa é que, no primeiro caso, você tem mais segurança.

Seguradoras e corretoras são regularizadas pela Susep

A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável pelo credenciamento e fiscalização de seguradoras e corretoras. Essas empresas passam por um intrincado processo de análise e regulamentação.

Assim, quando o serviço de seguro de automóvel é oferecido a você no mercado de consumo, ele já passou pelo crivo da entidade especializada. Isso garante confiança e qualidade no serviço, já que qualquer descumprimento pode ser comunicado à Susep, que tomará as medidas cabíveis.

As cooperativas de seguro não são regularizadas pela Susep. Por isso, não é raro se deparar com situações como:

  • Fraudes em cooperativas de seguro;
  • Oferta de serviços que não condizem com os contratos;
  • Indenizações não-pagas.

É evidente que são casos isolados e que existem muitas cooperativas de seguro idôneas. No entanto, vale o alerta de que o seguro auto por corretora tende a ser mais confiável do que o seguro auto por cooperativa.

Segurança das corretoras passa pelo fundo de garantia

A Lei obriga as seguradoras e corretoras a constituírem um fundo que serve como garantia para as eventuais indenizações e sinistros que possam vir a ser pagas aos clientes.

Essa obrigação garante que o cliente-segurado não ficará na mão quando precisar acionar o seguro.

As cooperativas de seguro não são obrigadas a constituir esse fundo de garantia. Assim, quem contrata um seguro auto por cooperativa não tem nenhuma certeza de que será efetivamente indenizado caso ocorra um sinistro.

Corretoras são empresas especializadas

Corretoras de seguro credenciadas junto à Susep são empresas especializadas nesse serviço, com profissionais (corretores) que dominam a área e estão disponíveis para solucionar dúvidas e agilizar o acionamento do seguro.

Mesmo sendo possível encontrar boas ofertas de seguro auto por cooperativa, nós recomendamos fortemente que você opte por um seguro auto por corretora.

Com o SeguroDeAutomovel.Org você faz cotações personalizadas de seguro de automóvel com as corretoras mais confiáveis da sua região. Não perca tempo e cote já o seu seguro auto, pois quanto mais você cota, mais você economiza!

Artigos relacionados


Tag:

Categorizados em: ,