Como funciona o consórcio de carro

Publicado por Marcos Chaves

Está pensando em entrar em um consórcio de carro, mas não sabe exatamente o que é ou como funciona? Depois de ler este artigo, todas as suas dúvidas sobre esse serviço estarão solucionadas!

Existem diversas formas de comprar um carro. A melhor delas é pagar à vista, pois você não contrai uma dívida e tampouco paga juros. Entretanto, esse é um privilégio para poucos, e o financiamento ainda é a principal forma de compra do automóvel.

Porém, os consórcios têm crescido de popularidade nos últimos anos, representando nada menos do que 1% do PIB do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), as vendas de consórcios de carros vêm aumentando progressivamente desde 2011, apresentando um incrível faturamento de 37 bilhões de reais (17 bilhões a mais do que o faturamento dos consórcios imobiliários!).

Para você não ficar de fora dessa tendência e comprar um carro novo, nós mostraremos, a seguir, algumas das principais características e vantagens do consórcio auto.

Eis como funciona o consórcio de carro:

No consórcio auto coexistem diversas pessoas (consorciados) que pagam um valor mensal pelo automóvel objeto daquele consórcio, mas sem ter a posse imediata do carro.

 

Como assim? Eu compro o carro e não levo?

Não é bem assim. No consórcio de carros, os consorciados só recebem o carro em daus hipóteses: sorteio ou maior lance. Entenda:

  • Sorteio: todos os meses, a administradora do consórcio sorteia um consorciado para ser contemplado com o prêmio – no caso do consórcio auto, o carro.
  • Maior lance: todos os meses, os consorciados dão um lance, de pelo menos 10% o valor do imóvel, e o maior lance do mês também é contemplado antecipadamente.

Como se pode observar, os consorciados precisam depender um pouco da sorte para poderem possuir o veículo em um curto espaço de tempo. Caso você não seja sorteado ou não tenha o maior lance, terá de aguardar até o prazo final do consórcio para poder pilotar a sua nova caranga!

Então qual é a vantagem do consórcio de carro?

Você deve estar se perguntando: “então eu vou pagar uma mensalidade para que outras pessoas dirijam e eu não?”. Ora, não é isso!

Um consórcio é consideravelmente mais barato do que um financiamento, já que sobre as parcelas do consórcio não incidem juros. Assim, um consórcio auto seria mais indicado para quem já possui um automóvel e deseja comprar outro – para a esposa, mãe, pai ou filho, por exemplo.

Fique atento às taxas do consórcio auto

Apesar de o consórcio de carros ser isento de juros, é preciso destacar que esse serviço cobra taxas que variam de administradora para administradora. As principais taxas cobradas são:

  • Taxa de administração: é cobrada por todas as administradoras. Segundo a ABAC, a taxa média do mercado é de 15%, mas algumas empresas podem cobrar incríveis 36% a título de taxa de administração. Fique ligado!
  • Fundo de reserva: essa taxa é cobrada de todos os consorciados, e os recursos ficam guardados para o caso de algum dos consorciados “der calote”. Se todos pagarem em dia, o fundo de reserva é restituído aos envolvidos.

Esses são os principais aspectos do consórcio de carros. Já adquiriu algum automóvel por consórcio? Relate sua experiência nos nossos comentários. Sua história é importante para nós!

Artigos relacionados


Tag:

Categorizados em: