6 cuidados que deve ter para não comprar peças de carro falsificadas pela internet

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva. Data da publicação: 12 Feb 2020

Comprar peças de carro falsificadas pela internet traz problemas para o carro. Saiba como evitar esse erro.

As lojas virtuais vêm aumentando nos últimos tempos e junto com isso é preciso ter cuidado para não comprar peças de carro falsificadas pela internet.

Para se ter uma ideia, esse segmento teve um crescimento de 76% entre 2013 e 2017, sendo que nos últimos anos não foi muito diferente.

Se por um lado existe a vantagem de melhores preços e facilidades que as lojas online oferecem, por outro existem alguns vendedores de má índole que vendem produtos falsificados e que podem colocar não apenas o carro em risco mais os seus ocupantes.

Apesar de haver essa questão, adquirir produtos online não deve ser uma preocupação tão grande quando se adotam cuidados para não comprar peças de carro falsificadas pela internet.

Para que possa fazer suas compras sem medo, veja algumas dicas que separamos.

6 cuidados que deve ter para não comprar peças de carro falsificadas pela internet

Imagem de Ernie A. Stephens por Pixabay 

1. Veja se existe certificação para não comprar peças de carro falsificadas pela internet

Não existe a possibilidade de fazer a inspeção da peça em todos os seus detalhes, afinal, não tem como pegar na mão.

Entretanto, os sites costumam dar a descrição do produto que está sendo vendido e colocam uma imagem.

Veja se o produto possui algum tipo de certificação que ateste a sua procedência e qualidade. Ter esse tipo de selo pode trazer mais tranquilidade em relação a originalidade da peça.

2. Analise o preço

Para quem está comprando o preço é um fator importante, afinal, ao comprar peças online a pessoa tem a intenção de economizar e ter praticidade.

O valor cobrado pelo produto pode ser um indicativo dele ser ou não falsificado. Quando o preço está muito abaixo do praticado por outros sites é um sinal de que alguma coisa não está certa.

Algumas lojas online cobram um valor exorbitante, mas na maioria das vezes a variação não é tão grande, ao comprar o catálogo de produtos é possível perceber isso.

Busque por um preço que seja atrativo, mas que não destoe tanto, assim evitará comprar peças de carro falsificadas pela internet.

3. Avalie a reputação do site

O site tem uma reputação a prezar, se começa a oferecer um serviço de baixa qualidade ou vende peças falsificadas, logo outros clientes começarão a se manifestar quanto a isso.

Procure em diferentes fontes de informação avaliações sobre a loja virtual, verifique principalmente os sites de reclamação.

No próprio site veja os comentários deixado por outros clientes, alguma suspeita ou menção a um produto falso é um sinal para recuar com a compra.

Se não encontrar registros de pessoas reclamando de peças falsificadas ou produtos com defeitos, poderá comprar peças originais com muito mais tranquilidade (por exemplo, no site euautopecas.pt).

4. Veja se é fornecida a nota fiscal

Não importa se é uma loja física ou virtual, ela precisa fornecer a nota fiscal dos produtos que comercializa.

Essa é uma maneira de garantir que a empresa estará pagando os seus impostos e que as peças não possuem procedência duvidosa.

Entenda se a loja virtual disponibiliza a nota fiscal e de que maneira ela é enviada. Confira se está recebendo o documento correto e não apenas uma compra de venda simples sem validade legal.

5. Confira o produto assim que receber

Para não comprar peças de carro falsificadas pela internet e ficar com elas, assim que receber o produto tenha o cuidado de verificar se a embalagem veio lacrada e está correta.

É possível perceber falsificações com embalagens mal feitas, que tentam imitar as originais. Além disso, verifique as condições do produto.

Ele deve estar em perfeito estado e com o número de série impresso.

Se houver dúvida, leve para que um mecânico de confiança avalie e, percebendo qualquer irregularidade, entre em contato com a loja e peça e devolução imediata.

6. Repita boas experiências

Se já adquiriu anteriormente peças automotivas online, teve uma boa experiência e recebeu os produtos corretamente, vale a pena voltar a comprar no mesmo lugar.

Ao fazer isso sabe que está comprando com uma empresa séria, que tem cuidado com o que vende e não deseja enganar os clientes.

Se não quer comprar peças de carro falsificadas pela internet e ainda não teve a experiência de adquirir esse tipo de produto virtualmente, converse com conhecidos que já passaram pela situação. Eles podem indicar lojas confiáveis e diminuir as chances de você ter problemas.

Comprar peças de carro falsificadas pela internet pode ser evitado quando se toma alguns cuidados e se faz uma pesquisa refinada.


Categorizados em:


Deixe uma resposta

Conectado como Rodrigo Conceicao. Fazer logout?