Câmbio automático ‘bebe’ mais combustível

Publicado por Marcos Chaves

A indústria da tecnologia automotiva avança exponencialmente de ano para ano. Todos os anos são lançados modelos novos e atualizados, equipados com tecnologias de última geração que tornam a direção mais confortável, estável e até mesmo divertida.

Uma das principais inovações trazidas pela indústria automotiva foi o câmbio automático, cuja invenção remonta aos anos 1930 e que, desde 1950, é o padrão utilizado nos Estados Unidos. No Brasil, o câmbio automático é bastante utilizado, mas não em larga escala como é feito em outros países.

O que muitas pessoas não sabem é que câmbio automático consome mais combustível! A seguir, iremos ver os motivos por trás desse consumo e como você pode fazer para minimizar esse consumo se o seu carro possuir marchas automáticas.

Por que o câmbio automático faz o carro ‘beber mais’?

Segundo especialistas, o fato de o câmbio automático possuir uma estrutura mais complexa de instalação faz com que o automóvel sofra dois “prejuízos”: queda de desempenho e maior consumo de combustível.

Em um carro com câmbio automático, as trocas de marchas ocorrem com rotações mais altas, causando um aumento médio de 15% no consumo de combustível. Isso ocorre porque o motor de torque desperdiça a energia mecânica transferida pelo motor do carro, não usando toda a força e, assim, desperdiçando combustível.

Dicas para reduzir o consumo de combustível do câmbio

Para minimizar o impacto do câmbio automático no consumo de combustível, aperfeiçoando ao máximo a eficiência desse instrumento, especialistas indicam duas recomendações:

  1. Evitar a troca de marchas com giros altos (acima de 4.500 rpm);
  2. Evitar arrancadas ou acelerações bruscas.

Atentando para essas duas dicas, é possível reduzir consideravelmente o desperdício de combustível causado pelo câmbio automático. Essas medidas são importantes, principalmente, se considerarmos os reiterados aumentos nos preços de combustíveis no Brasil. Encontrar meios de economizar combustível é ideal para proteger o seu orçamento!

Artigos relacionados


Tag:

Categorizados em: