Venda de carros usados aumenta na crise

Publiado por - Marcos Chaves 28 December 2015

O cenário de crise econômica tem deixado muitos brasileiros ansiosos. As incertezas quanto ao rumo do Brasil, o aumento do desemprego e da inflação, tudo isso contribui para que esse seja um momento… propício para comprar um carro? Entenda como a crise pode te ajudar a adquirir um novo automóvel e entenda porque os carros usados têm estado “na moda”.

Que o Brasil atravessa uma preocupante crise econômica, todo mundo sabe. A incerteza quanto ao rumo do país e a preocupação com o desemprego fazem com que o brasileiro refreie seus desejos de consumo e passe a gastar menos dinheiro.

Entretanto, a crise pode ser, exatamente, um dos melhores momentos para se comprar determinados bens, como imóveis e carros. Isso porque, como todas as outras pessoas estão comprando menos, os vendedores se veem obrigados a abaixarem os preços, tentando estimular um mínimo de compras que impeçam o prejuízo.

Nesse cenário, o brasileiro tem optado por investir mais no mercado de carros usados. Vejamos os motivos por trás desse aumento na preferência.

A crise econômica, de fato, estagnou o mercado automotivo, mas o impacto foi maior sobre o segmento de carros novos, que tiveram uma expressiva queda de 16% nas vendas durante o primeiro trimestre de 2015.

Enquanto isso, no mesmo período, a venda de carros usados aumentou 2,3%, muito disso em virtude de uma queda de 3,2% no preço desse tipo de automóvel.

Assim, enquanto os carros novos ficam mais caros e as vendas diminuem, os carros novos ficam baratos e as vendas aumentam!

Vale a pena investir em carro usados!

Não é muito difícil encontrar ótimas ofertas de carros seminovos com pouquíssimo ou quase nenhum tempo de uso. Em muitas das vezes, comprar um seminovo pode representar um verdadeiro upgrade sobre o carro que você comprou 0km.

A desvalorização de automóveis chega a ser assustadora: um carro novo, com um ano de uso, já perde 20% do valor do zero quilômetro. Ou seja: a diferença de preço é gritante, mas o desempenho é quase o mesmo.

O segmento de carros usados com até três anos tem sido um sucesso nesse cenário de crise: as vendas nesse nicho aumentaram incríveis 31,3%, impulsionando todo o mercado de carros usados. Foram quase 1,2 milhões de unidades vendidas na primeira metade do ano, mesmo com expressivas baixas nos demais subsegmentos:

  • Usados de 4 a 8 anos: desvalorização de 3,2%;
  • Usados de 9 a 12 anos: -4,7%;
  • Usados com mais de 13 anos: -8.2%.

Esses números, embora possam sugerir um resfriamento nos demais nichos do mercado de usados, representa uma ótima oportunidade para encontrar carros de, digamos, cinco anos, por um preço muito em conta.

Carros usados mais procurados

Os modelos de carros usados mais vendidos no primeiro semestre de 2015 são:

O Fiat Palio é um dos mais procurados quando o assunto é carro usado  (Foto: fiat.com.br)

  1. Volkswagen Gol
  2. Fiat Palio
  3. Fiat Uno
  4. Chevrolet Celta
  5. Ford Fiesta
  6. Volkswagen Fox
  7. Fiat Siena
  8. Chevrolet Corsa Classic
  9. Toyota Corolla

Está pensando em investir em um carro usado? Não deixe de protegê-lo com um bom seguro de automóvel. Faça sua cotação online de seguro de carros com o SeguroDeAutomovel.Org!