Vale a pena comprar um carro que vai sair de linha?

Publiado por - Guilherme Da Luz 15 November 2014

Você sabia que comprar um carro que vai sair de linha pode ser um bom negócio? Porém, é preciso avaliar o modelo, quanto você vai economizar, quanto tempo ficará com ele e a reputação. Veja como se esta é ou não a melhor opção de compra.

Carro que vai sair de linha: será que compensa comprar um?

Encontrar um modelo de carro que gostamos muito, mas que está prestes a sair de linha, nem sempre vale a pena compra-lo. São vários os aspectos a serem considerados antes de tomar sua decisão. Tudo depende das necessidades do motorista também, pois não dá para identificar se vale ou não a pena se não forem analisados todos os fatores.

É claro que, em relação aos preços, o modelo está mais em conta, afinal, essa é uma estratégia de vendas que foi adotada justamente para vender mais fácil o modelo. Porém, levar em consideração somente o valor do veículo sem pensar em outras coisas está errado, pois isso poderá influenciar muito na sua decisão.

Primeiramente, avalie o modelo que você está pensando em comprar e reveja o histórico do veículo e os motivos pelo qual ele está saindo de linha. Isso é muito importante, afinal, muitos veículos saem de circulação justamente pelo desempenho péssimo ou de peças de fabricação que rendem muitos problemas.

Só que também existem casos de veículo que saem de linha apenas para dar lugar a uma versão mais atual e que, apesar de mudar de nome, fez muito sucesso quando estava ativo na tabela vigente.  Nesse caso, vale a pena comprar um carro que vai sair de linha se avaliar os demais pontos, como o tempo em que você vai usa-lo.

Avalie suas necessidades

Comprar um carro que saiu de linha pode até compensar se você analisar o tempo que pensa em ficar com ele. Ou seja, se você for ficar por volta de três anos com o carro, então compensa devido à desvalorização posterior, porém, se for um tempo mais curto, não compensa. Isso porque a depreciação no período de mais de dois anos vai compensar o valor que você pagou a menos.

Mas lembre-se: enquanto um carro 0 km sai da concessionária, ele perde de 10% a 15% de seu valor, enquanto um que sai de linha perde 20%. Então, por mais barato que o veículo seja, vale muito considerar o quanto mais em conta sai o modelo e isso porque nem sempre as montadoras vão reduzir muito os valores.

Agora, quem deseja comprar um carro 0 km mas não quer pagar muito e pretende ficar certo tempo com o carro, pode compensar comprar um carro que sai de linha, mas desde que faça uma avaliação na reputação do modelo durante os anos anteriores, afinal, ninguém merece ter um carro que passe mais tempo na oficina mecânica na espera por peças que não fábrica mais, do que em casa, não é mesmo?

Outro aspecto importante na hora de se decidir pela compra ou não do carro que vai sair de linha, é identificar a real necessidade do motorista, por exemplo, analise suas necessidades. Será que o carro apresenta todas as características pela qual você procura?

O carro que vai sair de linha tem sempre o seu preço reduzido e isso faz parte da estratégia de limpar o estoque final do modelo. Mas de nada adianta comprar um veículo que é mais barato se ela não vai suprir suas necessidades. Afinal, um carro serve para facilitar sua vida e esse motivo faz com que ele precise ter tudo o que você deseja. Caso contrário, não vale a pena comprar um carro que vai sair de linha.

Caso você ainda tenha dúvidas se vale a pena comprar um carro que vai sair de linha, entre em contato com o site SegurodeAutomovel.org. Comprar ou não um carro que vai sair de linha é complicado, mas se for uma decisão feita de forma correta pode ser um investimento e uma ideia acertada para não perder dinheiro.

O leitor F Rodrigues pergunta: Será que vale a pena comprar o carro Bravo Sporting ano 2013/2014, que está saindo de linha?

O corretor Lúcio Souza da LSK Seguros responde:

O carro automaticamente quando sai de linha tem uma desvalorização no valor da tabela FIPE, logo isso tem que estar previsto na compra/venda. Depende do veículo e qual valor  que está sendo vendido para dizer se é viável ou não.

Segundo ponto, um carro depois que sai de linha consequentemente fica um pouco mais caros ou fica sendo mais difícil de encontrar as peças , mas nada de absurdo.