Seguro cobre sinistro quando outra pessoa está dirigindo?

Publiado por - Marcos Chaves 26 November 2015

Será que o seguro cobre sinistro se outra pessoa é quem estava ao volante na hora do acidente? Veja aqui e saiba como proteger o seu bolso!

Você emprestou o seu carro para um amigo e ele sofreu um acidente de trânsito. Hora de chamar o seguro, mas será que a seguradora vai cobrir as despesas, já que era outra pessoa ao valente? Tire suas dúvidas quanto a seguro auto e cobertura de terceiros.

Aproveite e contrate já um seguro auto para jovens e garanta a proteção para o seu carro, ;)

Uma coisa bastante comum de se acontecer é alguém emprestar o carro para um amigo ou um familiar. Entretanto, quem possui seguro auto possui muitas dúvidas e um certo receio de emprestar o veículo por conta de uma dúvida muito simples:

O seguro auto vai cobrir minhas despesas se acontecer algum problema enquanto meu carro está com outra pessoa?

A resposta para a sua dúvida é: depende. Depende tanto da seguradora que você escolheu quanto do pacote de serviços contratados.

Existem algumas formas de se proteger contra o prejuízo causado por terceiros. Uma delas é informar, no ato da contratação do seguro auto, os dados completos do condutor principal do veículo e, também, de quem ocasionalmente utiliza o automóvel (como algum amigo, companheiro(a) ou parente).

Se você precisar de guincho, será o que seguro auto vai cobrir? Eu tiro essa dúvida!

É importante informar esses dados, pois permite que a seguradora avalie o risco e altere o preço do seguro, caso seja necessário e se o seguro cobre sinistro ou não. De toda forma, existem algumas regras que as seguradoras geralmente utilizam.

Regras comuns sobre se o seguro cobre sinistro por terceiros

  • Algumas empresas de seguro auto exigem que o contratante especifique todas as pessoas que utilizam o carro esporadicamente. Se você emprestar o seu automóvel para algum amigo que não esteja nessa relação, a seguradora pode recusar a cobertura dos prejuízos;
  • Outras empresas apenas exigem a identificação de algum motorista com menos de 25 anos. Dessa forma, caso ocorra algum acidente com um condutor mais jovem do que 25 anos que não esteja especificado, a seguradora também pode recusar a cobertura;
  • Em outros casos, a seguradora exige a identificação de quaisquer pessoas de 18 a 25 anos que convivam com o condutor principal, mesmo que ainda não estejam aptas a dirigir. Nessa hipótese, é possível estender a cobertura do seguro auto para essas pessoas.

Veja as minhas dicas para contratar um seguro auto que se encaixe perfeitamente ao seu orçamento, :)

Como vimos, a questão se o seguro cobre sinistro depende da seguradora e do plano de serviços contratado. Por isso, é fundamental tirar todas as suas dúvidas na hora de fechar o seguro auto.