Seguro auto temporário

Publiado por - Marcos Chaves 06 April 2016

Ao contrário do que se pensa, nem sempre o seguro de carros compreende somente a proteção do veículo por 12 meses, e, em função do desconhecimento dos produtos presentes no mercado, muitas pessoas optam por deixar de fazer um seguro de automóvel.

Por quaisquer que sejam as razões, as pessoas podem vir a necessitar de um veículo por um período de tempo relativamente pequeno, como um ou dois meses. No caso, espera-se uma preocupação maior a respeito da falta de uma cobertura adequada, assim como certa relutância sobre um seguro tradicional, já que o veículo não será usado por muito tempo, e assim, o serviço não será usufruído por completo. Exatamente nesses casos, faz-se interessante o seguro temporário.

O seguro objetiva, dessa forma, a cobrir o veículo por um prazo menor, prazo este que costuma durar 30 dias, podendo variar entre seguradoras diferentes e com a variedade do cliente interessado. Apesar de uma alternativa interessante ao seguro regular, não são todas as seguradoras que contam com o serviço, mas a procura, em contrapartida, tem crescido exponencialmente.

Como funciona o seguro auto temporário

Assim como o seguro regular, mediante a apresentação de uma série de documentos e a carteira de habilitação, a contratação será feita de acordo com o tempo em posse do veículo que poderá ser locado ou até emprestado. Algumas seguradoras estabelecem um prazo mínimo, tanto de posse do veículo como de extensão do seguro.

Como escolher seu seguro temporário

De maneira semelhante ao seguro regular, o ideal é pesquisar o produto sob os termos de diferentes seguradoras, checando a cotação, as coberturas inclusas e derivados. No SeguroDeAutomovel.Org você pode fazer cotação online de seguro auto, poupando o trabalho de ir de corretora em corretora pessoalmente!

Cabe ao cliente avaliar as melhores condições para a obtenção do produto:

  • Cobertura desejada;
  • Melhores preços;
  • Prazos;
  • Condições de pagamento, etc.

Com todas as partes anteriores já resolvidas, é preciso fazer a vistoria do veículo, que é obrigatória mesmo nestes casos. Como o processo leva tempo, o ideal é que o cliente inicie as partes preliminares com antecedência, de forma a agilizar o procedimento.

O custo-benefício do seguro temporário compensa?

Cabe ao cliente decidir, uma vez que, se comparado ao seguro regular, o custo do seguro temporário é ligeiramente maior. Isso se dá em função de os procedimentos da seguradora serem basicamente os mesmos, e o custo ser repassado ao cliente, ainda que num prazo diferente. O seguro compensa na medida que o cliente deseja manter o veículo longe de eventuais tribulações financeiras (roubo, acidente, etc.), indiferentemente do tempo que passará usufruindo do mesmo.

##