Preciso comunicar o seguro se eu mudar de endereço?

Publiado por - Jeniffer Elaina da Silva 23 May 2018

Na hora em que o seguro auto é contratado, ele é pensado como uma solução para possíveis sinistros. Mas, mesmo depois de feita a contratação, é importante saber se é preciso comunicar o seguro se houver a troca de endereço. Por isso, continue lendo o post e saiba mais!

Há casos em que a empresa que oferece o seguro pode se negar de pagar a indenização, estando dentro da lei, e com essa informação estando bem clara no contrato. Por isso, é preciso que o cliente tome certos cuidados, como por exemplo, certificar-se sempre de que não está havendo quebra de contrato.

Saber como proceder em casos específicos como esse pode ser de grande auxílio para evitar possíveis preocupações futuras, e problemas com a seguradora. Além disso, nada melhor do que saber como evitar esses problemas, para que o imprevisto não seja ainda maior.

 

Preciso comunicar o seguro se eu mudar de endereço?

O recomendado é que o segurado sempre faça o endosso do seguro nesses casos. O endosso seria a atualização dos dados do veículo e do proprietário. Quando há alguma mudança que interfere diretamente no seguro, o ideal é sempre comunicar a seguradora.

Isso porque, o valor do seguro é calculado por uma série de fatores, inclusive, o local que o carro costuma ficar. A mudança de endereço pode, inclusive, baixar o valor do seguro, se o segurado mudar-se para uma região com menores índices de violência.

O mesmo vale para caso de mudança de emprego, trajeto, ou qualquer outra mudança que altere o valor do seguro. Também é preciso informar onde e como o veículo irá pernoitar.

O que acontece se eu não avisar o seguro?

Se o consumidor não avisar a empresa sobre a mudança de endereço, abre precedentes para que se ocorrer um sinistro, a empresa não seja obrigada a cobrir. Isso porque, na hora que o cliente contrata o seguro, seria como se estivesse contratando uma cobertura para o carro ficar naquele local.

Ou seja, não avisar a empresa poderia ser considerada uma quebra de contrato, já que os dados estariam errados e influenciaria diretamente no valor do seguro. Para evitar essa situação, comunique a empresa sobre qualquer mudança, e consulte seu corretor de seguros para que tudo seja feito da melhor maneira para o consumidor e para a empresa.

Sabendo como proceder em caso de mudança de endereço, o consumidor fica mais preparado para enfrentar tal situação e não ter nenhum prejuízo. Caso ainda haja alguma dúvida, comente abaixo. E não esqueça de compartilhar esse post para que todos saibam como agir da melhor maneira.