Posso contratar um seguro auto para carros velhos?

Publiado por - Andréia Silveira 16 May 2016

Está com dúvida se pode contratar um seguro auto para carros velhos, encontre aqui a resposta!

Se você tem um carro antigo e quer deixá-lo protegido com um seguro auto, mas não sabe se pode contratar um seguro auto para carros velhos, saiba aqui até quantos anos o seu carro pode ter para entrar na proteção do seguro.

Será que meu carro antigo pode ser segurado?

Você conhece a importância em proteger o seu carro com um seguro e deseja adquirir essa proteção, mas não sabe se ele será aceito na apólice devido aos anos que já possui? É fato que existe um limite de anos que as seguradoras exigem para o contrato do seguro auto, mas nem todas informam o cliente antes que esse faça a contratação. Então para que você não corra o risco de contratar um seguro que não protege o seu bem, saiba com até quantos anos o seu carro pode ser segurado.

A primeira coisa a se atentar é o fato de que as regras podem variar de uma seguradora a outra, mas na média nacional é aceito veículos com até 15 anos. Não é um preconceito por parte das seguradoras, pois o motivo é que se passaram anos da fabricação do mesmo, então o custo para um conserto é alto, além da grande dificuldade em encontrar as peças originais que, em muitos casos, não se fabricam mais.

Fora que sabemos que um carro velho tem maiores chances de dar problema mecânico, não é mesmo? Por isso é importante pesquisar com atenção o limite de idade do carro que cada seguradora aceita, já que essa regra é ditada por elas, ou seja, elas quem determinam se o seu carro já está ou não velho para ser segurado.

Meu carro é muito antigo, como vou protegê-lo?

Se você está com esse carro antes que o mesmo alcançasse 15 anos de fabricação e você já possui um seguro auto para ele, então não tem que se preocupar em contratar um seguro auto para carros velhos. Isso porque o seguro do mesmo será renovado igualmente, pois a seguradora já tem um histórico dele.

Mas se você está comprando um carro com mais de 15 anos ou nunca contratou um seguro para o seu veículo, então será praticamente impossível conseguir uma proteção assim. Isso porque as seguradoras costumam não aceitar veículos que tenham mais de 15 anos no mercado.

Por mais que o seu carro nunca tenha sido batido ou sofrido tentativa de roubo, a idade é o maior critério para que o seu carro seja aceito pela seguradora. É claro que existem as exceções, por exemplo, um carro clássico que tem valor alto no mercado e com direito a ser equipado com peças de museu, será avaliado pela seguradora que irá estudar com cuidado a conservação, o tipo e o uso do mesmo.

A melhor coisa a fazer para garantir o seguro auto para o seu carro, independente do ano que possui, é garantir que ele seja segurado sempre. Assim, quando completar 15 anos, ela continuará sob proteção, concorda?

Se o seu carro já tem anos de estrada e você está com medo de ser barrado ao contratar um seguro auto para carros velhos, o seguro popular pode ser a sua salvação. Mas o que é e como funciona o seguro popular para carros antigos?

O seguro popular é uma modalidade nova que está em consulta pública pelo site da SUSEP desde o final de 2015. Nessa modalidade, serão atendidos os veículos com mais de 5 anos que estão em dificuldade na hora da contratação do seguro. Como diferencial, esse seguro permite o uso de peças usadas oriundas de carros com origem em desmanches autorizados, devido a colisões sofridas, assim como de peças registradas.

Essa é uma maneira que as seguradoras têm para facilitar o processo de manutenção dos carros, além de que fica muito mais barato o conserto.

Preço médio seguro auto para carros velhos

Imagem: www.e-konomista.com.br

Em alguns casos, o preço médio do seguro auto para carros velhos pode chegar até um terço do valor do mesmo. Porém, aqui no Brasil você encontrará seguradoras que se preocupam em proteger o bem de quem possui um carro antigo, oferecendo produtos específicos para segurar carros velhos a um preço que cabe no bolso de todos.

Entre essas empresas, podemos destacar o seguro auto Banco do Brasil e a Porto Seguro, além de muitas outras seguradoras que você pode encontrar aqui, no Seguro de Automóvel. em nosso site você poderá cotar o seu veículo e encontrar o plano certo que uma seguradora confiável oferece. Faça a sua cotação conosco e receba gratuitamente os melhores preços!