Os 10 modelos de carros mais roubados na cidade de São Paulo

Publiado por - Marcos Chaves 10 September 2014

Um dos fatores que a empresa de seguro auto irá analisar na hora de definir o preço do seu seguro é a “sinistrabilidade” do seu veículo. Podemos traduzir isso como a possibilidade que o seu carro tem de sofrer algum sinistro, como um roubo.

Assim, o SeguroAuto.org traz a você uma lista com os 10 modelos de carros mais roubados em São Paulo. Os dados, relativos ao fim de 2013 e início de 2014, foram apurados pela CNSEG (Confederação Nacional das Empresas de Seguros).

Confira os 10 modelos de carros mais roubados em São Paulo:

1 – Volkswagen Gol

O fato de o Gol ser um carro de fácil acesso, com boa mecânica e acabamento, peças de qualidade e grande demanda no mercado tornam esse modelo um alvo desejável por ladrões, sobretudo os envolvidos com desmanche de carros para revenda de peças.

2 – Fiat Uno

Assim como o Gol, o Uno é um modelo de fácil aquisição e não conta com um sistema exatamente difícil de arrombamento. Por ter forte demanda no mercado, também é visado pelos meliantes que praticam o desmanche e revenda.

3 – Fiat Palio

A forte presença do Palio nas ruas brasileiras, em seus diversos modelos, também indica a existência de uma grande demanda por peças, o que o torna alvo dos desmanches. Cerca de 4,25% dos roubos de carro em São Paulo foram de carros desse modelo. O Fiat Palio também é __o carro mais roubado do Brasil.

4 – Peugeot 307

Mais de 60.000 unidades desse modelo foram roubadas em São Paulo no período apurado, cerca de 0,064%. É outro modelo bastante visado para desmanche, uma vez que as peças da Peugeot, montadora francesa, tendem a ser um pouco mais caras do que as dos modelos acima listados.

5 – Chevrolet Corsa

Apesar de não ser mais produzido pela General Motors, trata-se de um modelo visado por ladrões tanto para o desmanche e venda de peças como para sua utilização em delitos e “pegas”.

6 – Fiat Ducato

O Ducato se distingue dos modelos acima por ser um veículo utilitário, muito utilizado para transporte de cargas. Cerca de 2,6% dos carros roubados/furtados em São Paulo no período apurado foram Ducatos.

7 – Chevrolet Celta

Outro modelo popular da General Motors. As suas características que tanto atraem os consumidores são as mesmas que saltam aos olhos dos meliantes: boa mecânica, modelo resistente e de fácil manutenção.

8 – Ford Fiesta

O Ford Fiesta tem uma grande demanda por peças e um atrativo a mais, que é a mecânica parecida com a de outros modelos da montadora. A segunda geração do modelo, equipada com um motor RoCam, é especialmente visada pela bandidagem.

9 – Fiat Siena

Cerca de 45.000 roubos em São Paulo foram do Fiat Siena, cujo principal atrativo para os ladrões é a possibilidade de utilização de suas peças em outros modelos, como o Palio Weekend e o Strada.

10 – Parati

Apesar de se tratar de um modelo antigo, a Parati ainda goza de grande popularidade, e todo carro popular tem grande demanda por peças. É esse o paraíso dos meliantes que se dedicam ao roubo de carros para desmanche.