Homens e mulheres: alguém dirige melhor ou é tudo questão de opinião?

Publiado por - Jeniffer Elaina da Silva 16 September 2016

Provavelmente você já ouviu (ou até mesmo participou de uma discussão) para ver quem dirige melhor: homens ou mulheres. Se você respondeu que não, é uma exceção, já que em algum momento, esse acaba se tornando assunto em grupos de amigos – e até mesmo em pesquisas científicas.

Essa rixa dos sexos é bastante antiga e, na verdade, até hoje cada um quer defender o seu lado. Para as mulheres, elas são as que pilotam; já para os homens, a opinião é inversa. A questão é que nunca se vai chegar a um resultado decisivo e o seguro auto é mais barato para mulheres porque são consideradas mais prudentes no trânsito. Porém, algumas pesquisas podem ajudar a esclarecer alguns fatos que ocorrem no dia a dia.

Veja abaixo alguns dados:

Melhor ao volante

Um levantamento feito no exterior questionou aos motoristas quem dirige melhor, e a resposta já era bem esperada: cada lado defendendo o seu. 31% dos homens pesquisados afirmam que são melhores motoristas (apenas 5% das mulheres concordam), já 57% das mulheres afirmam que são melhores ao volante (23% dos homens concordam).

Xingamento ao volante

Novamente, esses dados foram levantados fora do Brasil (porque aqui acredito que o resultado seria bem diferente): 46% dos homens falam palavrões ao volante contra 36% das mulheres.

Pensando no Brasil, esse número deve estar bastante parecido entre os dois sexos, apesar que, por conta da violência no trânsito, alguns devem estar com a boca mais fechada.

Ingestão de bebida alcoólica

No Reino Unido, cerca de 27% dos homens ingerem bebidas alcoólicas antes de dirigir. Já as mulheres têm um número menor, apenas 10%.

No Brasil, apesar dos números terem reduzido nos últimos anos, eles ainda são bastante altos. Em 2006, 33% dos homens e 8,6% das mulheres admitiam beber antes de dirigir. Em 2012, esse número teve uma queda, indo para 27% dos homens e 7% das mulheres. Vale lembrar que esses variam muito de uma região para outra do país.

Entre os estudantes universitários, a média é que 18% bebem antes de pegar ao volante, sem distinção de sexo. Porém, os homens ingerem cerca de 5 doses e as mulheres 4.

Uso do celular

A maioria das pessoas está sempre com o celular em mãos, por isso é bem comum flagrarmos no trânsito as pessoas utilizando esses equipamentos, mesmo sendo proibido.

Das mulheres, 48% admitem utilizar o aparelho enquanto estão dirigindo; já entre os homens, esse percentual é de 40%.

Acidentes de trânsito

Outro dado levantado foi a quantidade de acidentes que cada um se envolve. Enquanto as mulheres se envolvem em cerca de 24% dos acidentes, os homens ficam com os demais 74%. Esses números correspondem a jovens de 21 a 25 anos, sendo que nas demais faixas etárias ocorrem uma pequena diferença. É ainda por isso que o seguro auto para jovens ainda é mais caro também.

Depois de conferir todos esses dados, será que é possível chegar a uma conclusão de quem dirige melhor? Acredito que eles vão servir apenas para acirrar ainda mais a discussão e a disputa entre sexos, sem que se chegue a uma conclusão com facilidade. Tanto os homens como as mulheres têm seus pontos positivos, mas quando o assunto é quem é melhor ao volante, sempre fica a dúvida.

E você, qual a sua opinião?