Golpes no seguro auto

Publicado por Andréia Silveira

Veja quais são os golpes no seguro auto mais comuns e como as seguradoras já estão ficando mais atentas.

Ter um seguro auto é poder contar com a seguradora sempre que sofrer um sinistro ou ter problemas com o veículo, desde que este seja coberto pelo seguro. Porém, existem algumas pessoas que acaba utilizando o serviço indevidamente, ou seja, para se beneficiar.

Golpes no seguro auto

De acordo com um levantamento realizado nos Estados Unidos, cerca de 20% dos danos corporais e 10% dos acidentes registrados não são verdadeiros. No Brasil 13,6% dos sinistros são fraudes, conforme dados levantados. Isso ocorre porque os motoristas querem receber as indenizações, praticando golpes no seguro auto.

Lista de golpes no seguro auto mais comuns

Entre os golpes no seguro auto que os motoristas costumam praticar, estão:

– Encenação de acidente

Imagina que um conhecido seu e desonesto sabe que você possui um seguro que oferece cobertura a terceiros e danos morais. Então, ele forja um acidente, até mesmo se jogando em frente ao seu carro, somente para receber o seguro. Isso ocorre mais do que você pode imaginar, então, mantenha sigilo sobre o seu plano.

– Acidente de carro

Aconteceram várias vezes e muitos motoristas acabaram caindo nesse golpe. Ou seja, enquanto você aguarda o reboque, uma pessoa entra em contato com você, por telefone ou pessoalmente mesmo, informando que você pode usar um serviço de determinada oficina e assim, elas conseguem seus dados do seguro.

Isso é fácil de ocorrer porque elas fazem parte de um tipo de quadrilha, onde os funcionários do reboque entram em contato com elas, informando-as do que ocorreu com seu veículo. Tendo os dados do seu seguro em mãos, eles podem solicitar indenizações do seu plano. Então, fique sempre atento para não passar qualquer informação a pessoas desconhecidas. Se ficar com dúvidas, ligue para sua seguradora.

– Roubo falso

Forjar um roubo é outra forma utilizada por quem quer dar golpes no seguro auto. Existem até mesmo bandidos que oferecem um valor para os donos de veículos, onde estes facilitam o roubo e após, esperam pela indenização da seguradora.

– Capotamento falso

Por mais difícil que seja imaginar, existem capotadores profissionais que realizam o serviço apenas para ajudar o motorista a receber o seguro. Isso ocorre muito na rodovia Régis Bittencourt, em uma curva propícia a esse fim.

– Colisão forçada

Alguns motoristas aproveitam o trânsito intenso para causar colisão. Ou seja, eles diminuem a velocidade do veículo para que o outro veículo bata em sua traseira. Como, na maioria das vezes, o culpado é quem bate atrás, essa é uma tática que acaba dando certo para eles. Fique atento e mantenha o máximo de distância dos veículos para você não cair nesse golpe.

Como você pode ver, existem muitos golpes no seguro auto, onde pessoas desonestas fazem de tudo para receber indenização da seguradora. Você deve ficar sempre atento para não cair neles, como no caso da colisão forçada, onde você pode ficar prejudicado.

Quer pagar menos no seguro do seu carro? Então, anote algumas dicas de um corretor de seguros.

Como as seguradoras reconhecem quando é um golpe

Para identificar um possível golpe, as seguradoras possuem uma equipe de peritos ou então, contrata-os sempre que ficar na dúvida. Existem muitos fatos reais de que eles conseguiram identificar, facilmente, um golpe. Ou seja, como diz o velho ditado de que não há mentira perfeita.

Mesmo que raro, acontece até mesmo do dono do carro enterrar o veículo e informar o roubo à seguradora. Porém, embora seja difícil descobrir, não é impossível. A relatos de alguns casos em que a seguradora descobriu o ocorrido e o dono, com certeza teve muitos prejuízos pela sua mentira.


Tag:

Categorizados em: ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *